25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Greve na Solurb faz nascer novo Lixão em área pública às margens de rodovia

Funcionários da Solurb impedem que população descarregue lixo no aterro. População deseja seu lixo nas margens da rodovia no Dom Antonio Barbosa.

A- A+

Catadores do Lixão de Campo Grande, no Bairro Dom Antônio Barbosa entraram em contato com o MS Notícias denunciando que funcionários do consórcio AG Solurb estão impedindo que a população voluntariamente deposite o lixo que tem se acumulado nas ruas da Capital, naquele local. Isso está causando a “criação” de uma área de despejo paralela.

Nossa reportagem está seguindo para o local, em busca de informações mais precisas, mas segundo Luiz Berrocal, um dos líderes dos catadores, os funcionários, sob o comando da empresa, não os grevistas, impedem a entrada do lixo. As causas parecerem ser evitar que a greve causada pelo não pagamento dos salários por parte da empresa, fique esvaziada, ou por pretenderem que o caos instalado com o lixo que se espalha pelas vias da cidade, seja minimizado por um esforço conjunto de voluntários.

Segundo o representante dos catadores, Rodrigo Leão Marques (36 anos), desde 8 horas da manhã de hoje (15) funcionários do Consórcio não permitem a entrada dos caminhões da Prefeitura de Campo Grande, que estão sendo utilizados para o recolhimento do lixo, em caráter emergencial .

Os caminhões estão retornando sem que tenham descarregado, mas não conseguimos informações no local ou pelos telefones, qual destino está sendo dado ao lixo. Atendendo ao pedido do prefeito Alcides Bernal, a população tem se deslocado até o local para despejar lixo, mas devido ao fechamento da área, ele está sendo depositado à beira da estrada, em terreno público, e dado ao volume despejado, o local já está tomando características de um “novo lixão”.

Segundo um funcionário da CG Solurb, que não quis se identificar, a área só será liberada quando a Prefeitura designar um responsável pelo local. Os catadores também tentaram contato com a Prefeitura, mas foram informados que apenas amanhã (16), será dada uma solução.