26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Mário César explica situação do projeto dos guardas municipais

A- A+

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Mário César (PMDB), comentou a questão de os guardas municipais de Campo Grande reivindicarem o acordo feito com o secretário de Governo, Rodrigo Pimentel, que não foi cumprido em projeto enviado à Casa de Leis.

A reivindicação dos guardas é referente ao vale-alimentação, que teria sido acordado a sua inclusão no holerite dos servidores municipais, e não ser controlado pelo Sisem (Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Campo Grande).

Mário César explicou que ontem, no momento da votação, houve a alteração da ementa do projeto, justamente com o intuito de não ter esse repasse concentrado apenas em uma entidade, como é o caso do Sisem. O benefício que atende a categoria dos guardas municipais, de até dois salários mínimos, é feito somente  pelo Sisem, ao contrário da categoria dos professores, por exemplo.

Para resolver o problema, a alteração foi feita e para Mário, seria o regulamento do sindicato, que até o momento não foi regulamentada. Para o vereador, os guarda municipais deveriam solicitar ao prefeito a regulamentação e a sua inclusão no convênio.

Na opinião do Mario a melhor maneira de resolver o problema a longo prazo, já que até o próximo mês não será possível, seria que a prefeitura não usasse convênios. Em reunião com Gilmar Olarte, ele sugeriu que fosse feita uma licitação para contratar empresas que operam carão de crédito, como a Visa, e que seriam elas a fornecer e repassar  benefício diretamente ao guarda municipal.

Mário aproveirou e usou a palavra na sessão de hoje, para fazer críticas a presença de poucas lideranças comunitárias. As audiências, de acordo com o presidente, foi um pedido dos próprios  líderes e por isso o comparecimento deveria ser maior.

Mario César recebeu dos moradores da vila Eliane, região do Ibirussu, um estudo sobre um terminal de armazenamento de combustível localizado na região e dos ipactos ambientais. Esse terminal está situado na rua Dr. Alfredo Aurélio. Mário se comprometeu a estudar e encaminhar secretaria responsável.

Tayná Biazus e Heloísa Lazarini