28 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

NOVO CAMINHO | HABITAÇÃO

Prefeitura anuncia fim da favela do Mandela; 'vivem 220 famílias'

Comunidade completará 5 anos no aniversário de Campo Grande

A- A+

Moradores da comunidade da “Favela do Mandela” na região do segredo em Campo Grande (MS) receberam a informação de que os barracos em que vivem instalados às margens da Rua Jorge Budib, no Bairro Izabel Gardenocupada desde o dia 26 de agosto de 2016, serão desmanchados.  

O anúncio foi feito na segunda-feira (16.ago), pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) que disse que onde fica a favela se tornará um novo caminho. Ainda em 2021 serão licitadas as obras para o prolongamento da Avenida Norte Sul até o Bairro Nova Lima. A obra integra um pacote que celebra os 122 anos da cidade fundada em 1899.  

A obra de prolongamento será iniciada no cruzamento com a Rua Pintassilgo, no Morada Verde, e seguirá até a Marquês de Herval. Por isso, as famílias da Favela do Mandela serão retiradas do local.

Para as obras, há um investimento de R$ 20 milhões, assim será possível atravessar o centro da Capital e chegar até a Avenida Campestre, no Aero Rancho

A reportagem falou com a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF) que confirmou que nenhuma das famílias ficará desamparada e, antes que sejam retirados das suas casas serão realocados em moradias. "Mas não vamos falar quando e para onde serão levadas [as famílias] por questão de segurança, para evitar invasões tanto no ali [no Mandela] quanto nos terrenos onde serão suas moradias", explicou a Amhasf. 

Ainda segundo a Amhasf, serão beneficiadas 220 famílias que atualmente vivem nos barracos na comunidade. O projeto de realocação está sendo finalizado. "Está fechado este projeto, só aguardando aprovação, mas lá [no Mandela] não pode entrar mais ninguém", disse. A agência ainda estuda como se dará a estratégia do projeto se por meio do Programa Sonho de Morar – Credihabita, o provável caminho a ser seguido, ou por algum outro projeto. "Ainda não foi determinado isso, ainda está para deliberação da comissão", finalizou a Amhasf. 

PROGRAMAÇÃO

Durante o mês de agosto, a Prefeitura de Campo Grande preparou uma programação especial com lançamento de obras de pavimentação, entregas de novos núcleos das escolinhas de futebol, investimento no esporte e lazer, além de mais de 700 unidades habitacionais para famílias cadastradas na Agência Municipal de Habitação.

O Parque Tarsila do Amaral foi palco nesta manhã de 17 de agosto do evento para celebrar os 122 anos de Campo Grande. Ao lado da primeira-dama Tatiana Trad e da vice-prefeita Adriane Lopes, o prefeito Marquinhos Trad reuniu autoridades e sua equipe de governo para apresentar os resultados das obras e ações desenvolvidas a partir do programa Reviva Mais Campo Grande, implantado para retomar o progresso da capital após a pandemia. Foto: Reprodução 

“Esse é o quinto ano que passamos juntos, a frente da cidade, na celebração do aniversário de Campo Grande. Até aqui Deus nos conduziu, em um caminho de constante aprendizado. Afinal, uma cidade é um ser vivo, que pulsa, que respira todos os dias constantes recomeços, para sempre avançar e fazer mais. Apesar da ameaça da Covid-19, não cruzamos os braços e, com responsabilidade e, principalmente, com planejamento, conseguimos avançar. Resultado disso é que Campo Grande passou de 14ª em 2014, para a sétima colocação em 2021, conforme a Revista Exame, como uma das cidades do País que oferece melhor qualidade de vida para seus habitantes”.

Planejamento foi a palavra usada pelo prefeito Marquinhos Trad para traduzir o atual cenário da cidade, que apesar das dificuldades da pandemia vivida nos últimos 18 meses, permitiu que a cidade continuasse avançando com investimentos superior a R$ 1,3 bilhão em ações de desenvolvimento e geração de emprego e renda para as famílias.