26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Campo Grande

Turismo criativo: roteiro focado no aprendizado sobre os destinos e mão na massa

A- A+
source
A Ilha de Deus, no Recife, é uma comunidade que abre as portas para o turismo criativo, onde é possível aprender com os moradores
Divulgação
A Ilha de Deus, no Recife, é uma comunidade que abre as portas para o turismo criativo, onde é possível aprender com os moradores

Quando um turista vai a alguma cidade que ainda não conhece é comum que procure museus, monumentos históricos, restaurantes com comidas regionais, paisagens de cartões postais. Após passar por tudo isso, alguns podem dizer que conheceram a cidade, entretanto, para outros, não é o suficiente. O turismo criativo nasceu justamente para possibilitar que o viajante conheça mais a fundo os destinos, participando da criação de suas próprias experiências e aprendendo sobre o lugar visitado. Muitos turistas se questionam sobre a importância e o valor de conhecer atrações turísticas tradicionais em suas viagens. O turismo de massa, baseado em roteiros prontos e fechados, e geralmente negociado com agências de viagens, não é mais suficiente para oferecer opções para cada tipo de turista, cada pessoa e suas particularidades, gostos e desejos. Por isso, surgiram outros formatos, como o turismo de experiência , o rural, o gastronômico e, não menos importante, o turismo criativo.

O conceito de Turismo Criativo surgiu nos anos 2000 na Europa e foi definido por Crispin Raymond e Greg Richards como "um tipo de turismo que oferece a oportunidade de o viajante desenvolver seu potencial criativo ao participar ativamente das experiências para aprender sobre o destino". De acordo com a mestra em turismo e hotelaria Raquel Avelino, o turismo criativo tem relação com o turismo de experiência, focado em experiências únicas e memoráveis do viajante, mas a diferença é que, no turismo criativo, o turista deve participar ativamente das experiências para aprender sobre a cultura local. "A cocriação é a base do turismo criativo. O turista participa de atividades, uma aula de culinária para fazer um almoço típico do lugar ou um curso de artesanato com mestres da região visitada", explica a turismóloga.

Divulgação
"A cocriação é a base do turismo criativo", diz Raquel Avelino

Há muito tempo, turistas de todo o mundo se envolvem em experiências desse tipo para aprender sobre o destino, principalmente em viagens longas, de férias, por exemplo, mas o que os criadores dessa vertente de turismo e os pesquisadores afirmam é que, hoje, essa busca pela experiência criativa e ativamente participativa cresceu tanto que já representa uma grande tendência da indústria do turismo. Para Richards, criador da expressão "turismo criativo", vem acontecendo, cada vez mais, uma troca dos turistas da "alta cultura" dos museus, galerias de arte e monumentos pela cultura do cotidiano, que é considerada mais "autêntica", menos superficial e na qual é possível mergulhar com mais facilidade. No turismo criativo são valorizados elementos como os estilos de vida dos habitantes e suas identidades, as histórias que eles têm para contar, as conexões e laços formados entre pessoas. Para muitos, o turismo criativo não é uma forma diferente de roteiro de viagem, mas um novo jeito de viajar, com outros objetivos, focado nas relações interpessoais, no conhecimento das realidades e no aprendizado sobre as culturas. Cozinhar massas artesanais na Itália, fazer aulas sobre cervejaria artesanal degustando rótulos locais em São Francisco (EUA), tocar alfaia em um grupo de percussão ou maracatu no Recife, pisar em uvas em vinícolas argentinas, entre outras possibilidades são alguns tipos de experiências do turismo criativo. No lugar de assistir a um show de tango impecável, o turista deverá fazer aulas e dançar em um local comum para os habitantes. "Como todas as formas de turismo, o criativo é importante para o mercado, pela diversificação de oferta. Os turistas deste século têm gostos muito diferentes e a variedade pode corresponder aos desejos e às necessidades de cada um. Comparando com uma aula, o turismo de massa seria uma aula expositiva. Já o turismo criativo seria uma aula baseada em que é necessária muita interação do estudante [no caso, do turista] para a construção do conhecimento", afirma Raquel Avelino. Atualmente, existe uma Rede Internacional de Turismo Criativo, com sede em Barcelona, na Espanha, que os destinos criativos podem se candidatar a participar e que funciona como uma espécie de selo de qualidade do turismo criativo. No Brasil, existe também a Rede Nacional de Experiência e Turismo Criativo, com sede no Recife, em Pernambuco. Para o turismólogo e professor universitário João Paulo da Silva, membro da rede nacional, o turismo criativo evidencia o potencial das cidades, fazendo com que os turistas botem "a mão na massa" como os moradores da cidade fariam. "Ele acaba tendo uma importância muito grande em revelar a melhor versão da cidade para quem mora nela também", afirma Da Silva. "O Recife é a única cidade do Brasil a fazer parte da Rede Internacional de Turismo Criativo e é uma das pioneiras no país. As opções criativas apresentam um outro lado da cidade para os moradores e pessoas que vêm de fora. Passeios de bicicleta, de barco, roteiros afetivos, muitas vezes em comunidades, em periferias da cidade que sofrem com muito preconceito, mas que, na verdade, possuem experiências incríveis para o turista", completa o professor.

O turismólogo João Paulo da Silva afirma que o turismo criativo evidencia o potencial das cidades, fazendo com que os turistas botem
Reprodução
O turismólogo João Paulo da Silva afirma que o turismo criativo evidencia o potencial das cidades, fazendo com que os turistas botem "a mão na massa"

O turismo criativo também possibilita a geração de renda para áreas que, normalmente, não eram destinos turísticos, favorecendo o desenvolvimento de novos ambientes nas cidades, como por exemplo de favelas e comunidades que se propõem a fazer esse tipo de turismo. É importante o turista ficar atento apenas se a iniciativa é feita pelos próprios moradores e o lucro está ficando para a comunidade ou se ela está sendo explorada, descaracterizando a intenção do turismo criativo.

Fonte: IG Turismo