26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Jamal admite distorções em nomeações na Sesau, mas diz que Olarte cuida pessoalmente do caso

A- A+

O secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, participou na tarde de hoje de oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Contas Públicas promovida pela Câmara Municipal de Campo Grande que investiga gastos do município desde 2011.

A oitiva aconteceu no Plenário da Câmara, e a comissão composta pelos vereadores: Thaís Helena (PT), Airton Saraiva (DEM), Vanderlei Cabeludo (PMDB), Paulo Pedra (PDT) e Eduardo Romero (PT do B), presidente, interrogou o secretário por mais de duas horas.

Os vereadores basicamente indagaram Jamal sobre cortes de gratificações dos funcionários da saúde e sobre número de comissionados que atuam na Sesau. Jamal informou durante oitiva que os pagamentos das gratificações que estavam suspensos serão feitos em seis parcelas a partir do próximo mês. O secretário anunciou que hoje foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre Prefeitura e MPE (Ministério Público Estadual) para que as devoluções das gratificações aconteçam. “Apresentamos isso hoje em assembleia aos médicos e eles aceitaram. A proposta vai atender ambas as partes”, disse.

Já em relação aos cargos comissionados, Jamal deixou claro que esta atribuição não é conferida a ele, e que as nomeações são de crivo pessoal do Prefeito Gilmar Olarte. O vereador Eduardo Romero perguntou por que os 12 gerentes que estão a frente de CRS (Centros Regionais de Saúde) foram nomeados em cargos de comissão e não são profissionais de carreira, o que de acordo com Romero está em desacordo com o que preconiza o artigo 10 da Lei Orgânica do município. Jamal foi claro em sua resposta: “Estou a par disso e a maioria dos gerentes continua no cargo. Mas esse assunto ficou a cargo do Prefeito tomar as medidas cabíveis”, ressaltou.