26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Índice de inflação tem queda na Capital e setor de vestuário é o que mais contribui

A- A+

A Capital registrou no mês de junho, o menor índice de inflação deste ano, conforme divulgado pelo NEPES (Núcleo de Pesquisas Ecônomicas), da Universidade Anhaguera-Uniderp. O IPC/CG (índicie de Preços ao Consumidor) fechou o mês em 0,38%, percentual bem abaixo da inflação do mês de maio, que apontou 0,61%.

Segundo informativo apresentado pelo NEPES às áreas de vestuário e educação foram as que mais contribuirão para conter as inflações. Entre os itens que mais ajudaram a segurar os índices estão os tênis, o short e camisa.

Já o grupo da alimentação, teve a maior influência devido ao aumento do preço nos produtos, principalmente da cebola, chuchu e pescado fresco. Além desses setores, os serviços de manicure e pedicure contribuiu severamente.

A inflação acumulada nos últimos doze meses, em Campo Grande,segundo a pesquisa é de 9,07%, percentual muito acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 6,5%. Nesse período, os grupos que mais apresentaram aumentos excessivos foram transportes, habitação, despesas pessoais, e alimentação.

O IPC / CG é um indicador da evolução do custo de vida das famílias dentro do padrão de vida e do comportamento racional de consumo. O Índice busca medir o nível de variação dos preços mensais do consumo de bens e serviços.