10 de outubro de 2026
Campo Grande 22ºC

Artistas ocupam prédio da Fundac por investimento a cultura

Músicos, atores, artistas plásticos, todos se uniram e hoje, de manhã, ocuparam, de forma pacífica, o prédio da Fundac (Fundação Municipal de Campo Grande) com o movimento “S.O.S CULTURA!”, em protesto ao descumprimento de políticas culturais pelo município. Os manifestantes exigem como prioridade o cumprimento da lei que destina 1%  do orçamento para cultura e pagamento atrasado por serviços prestados ao município.

Aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande, em 17 de dezembro de 2013 a Emenda à Lei Orgânica do Município, que determina 1% das arrecadações municipais à cultura, até então não foi cumprida. “Desde quando foi aprovada que não há nenhum interesse da prefeitura em cumprir. Este é um episódio como nunca foi visto antes. Todo o descaso com a cultura reflete na questão social do individuo, uma população sem cultura se torna violenta”, afirma o diretor de teatro, e representante do movimento, Fernando Cruz.

Outra queixa é sobre as verbas provenientes do FMIC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) e do Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), que não estão sendo repassadas aos projetos selecionados no ultimo edital. O prazo de acordo com a publicação era novembro do ano passado, mas até então, segundo manifestantes “não há nem respostas da prefeitura”. Por conta da ausência de recurso, produções culturais na cidade estão paralisadas. 

Um dos projetos beneficiados pelo edital, “Mostra de Cinema do Cerrado”, da produtora cultural Carol Satormen, pretende dar acesso gratuito ao cinema às comunidades que ficam afastadas na cidade, mas por enquanto está apenas no papel. “É preciso lutar pela cultura, pois ela possibilita formar cidadão crítico. A arte é vista apenas como lazer e não como ferramente de formação do cidadão, como deveria ser”, diz a produtora.

No local, os artistas são convidados a exporem seu trabalho durante a ocupação e fazer pequenas apresentações. Segundo os organizadores, o movimento irá até as 14h de amanhã, e logo após haverá uma passeata até a Câmara Municipal, onde acontecerá uma audiência pública, proposta pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS) presidente da Comissão de Cultura para tratar das políticas destinadas à cultura. 

"Lugar para testar uma bomba nuclear", diz professor de MS no Dia do Nordestino
EXTREMISTA DE DIREITA
há 1 dia

"Lugar para testar uma bomba nuclear", diz professor de MS no Dia do Nordestino

Ameaçada de morte por supremacistas, deputada mais jovem do Brasil aciona a polícia
ALVO DA EXTREMA DIREITA
há 1 dia

Ameaçada de morte por supremacistas, deputada mais jovem do Brasil aciona a polícia

Deputado do PL gere grupo com ameaça de bomba
"UFPE ANTI-LULA"
há 1 dia

Deputado do PL gere grupo com ameaça de bomba

PF investiga incêndio na UFPE após ameaça bolsonarista
ATENTADO EXTREMISTA
há 1 dia

PF investiga incêndio na UFPE após ameaça bolsonarista

Pai arma criança após 1º turno favorável a Flávio; mãe vai à Justiça
EXTREMA DIREITA
há 1 dia

Pai arma criança após 1º turno favorável a Flávio; mãe vai à Justiça

Valdemar admite golpe dos Bolsonaro e não nega risco de Flávio
"SEI LÁ"
há 1 dia

Valdemar admite golpe dos Bolsonaro e não nega risco de Flávio