25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Obras do Hospital do Trauma podem ser retomadas em 20 dias

A- A+

O presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco, informou nesta manhã durante coletiva de imprensa realizada na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), que as obras do Hospital do Trauma podem ser retomadas em até 20 dias, com previsão de término no ano que vem.

Segundo ele, o Ministério da Saúde enviou na tarde de ontem as últimas adequações que precisam ser feitas antes do início das obras. “A proposta de repactuação faz algumas exigências que são fáceis de cumprir. O dinheiro já está à disposição. Está faltando renovar o convênio com a prefeitura”, esclareceu.

Teslenco explicou que a Santa Casa possui R$ 3,28 milhões disponíveis para concluir o hospital, mas ainda não tem o instrumento legal para usar esses recursos que deve ser fornecido pela Sesau. “Depois de assinado este documento, entre 15 e 20 dias começa a obra”. Ele revela que tentou obter este documento na administração do ex-secretário Ivandro Fonseca, mas não obteve sucesso.

O atual secretário municipal de saúde, Jamal Salém, assumiu o cargo na semana passada, mas já garantiu que o pacto será assinado o mais breve possível e que todos os recursos federais destinados a Santa Casa que estão retidos na prefeitura serão repassados à instituição.

Equipamentos - O governo estadual já assinou um convênio através do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para a compra de equipamentos para o Hospital do Trauma. De acordo com Teslenco, faltará cerca de R$ 1,5 milhão para terminar de estruturar o novo complexo de saúde, mas os parlamentares da bancada federal já sinalizaram que vão ajudar com emendas para a instituição.

Diana Christie