28 de outubro de 2020
Campo Grande 28º 21º

CAPACITAÇÃO

Prefeitura convoca 32 guardas para fazer curso de uso de calibre 12 na Capital

Depois de capacitados, eles vão atuar em todas as regiões da cidade

A  Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) convocou 32 guardas civis metropolitanos para participarem de capacitação para uso de espingarda calibre 12. O edital foi publicado na edição desta 2ª-feira (28.set.2020) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

O público alvo desta capacitação são guardas civis que já possuem habilitação de porte para revólver calibre 38. Ministradas por instrutores do Exército Brasileiro, as aulas começaram no último sábado (26.set) e vão até quarta-feira (30.set). Depois de capacitados, eles vão atuar em todas as regiões da cidade, nas gerências operacionais, Patrulha Maria da penha e Patrulha ambiental. 

Depois de capacitados, eles vão atuar em todas as regiões da cidade, nas gerências operacionais, Patrulha Maria da penha e Patrulha ambiental. “Fizemos uma pré-seleção interna. Essa arma, de calibre 12, é utilizada para controle de distúrbio, parar carros em fuga, por exemplo. Com o curso, o guarda poderá manusear a arma com munição letal e não letal para segurança dos munícipes”, afirma o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

Conforme o titular da Sesdes, o programa atende ao planejamento estratégico de ampliar a capacidade técnica e estrutural da segurança do município que vai investir na aquisição de armas para estes agentes que estão sendo capacitados.

Dentre as regras e critérios para fazer o curso de capacitação, os homens devem manter no máximo o bigode e não devem usar acessórios como correntes e anéis. As mulheres também devem evitar joias, prender os cabelos no formato de coque e usar o mínimo de maquiagem possível.

Todos devem levar óculos de proteção, protetor auricular, coldre tático, tonfa, algema, caneta esferográfica na cor azul e bloco para anotações. O uso de máscara facial contra a Covid-19 também é obrigatório durante o curso.