26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Prefeitura recruta 300 homens para limpeza urbana

A- A+

A prefeitura de Campo Grande iniciou na terça-feira um mutirão de limpeza, tendo seis frentes de serviço divididas por regiões urbanas. Na área central a Solurb fará o serviço de coleta e limpeza. Cerca de 300 homens, 50 por equipe, serão mobilizadas., com 12 pás-carregadeiras e 30 caminhões basculantes. Isso representa um aumento de 50% sobre os 600 trabalhadores que, até semana passada estavam atuando. Este mutirão deve se estender por pelo menos seis meses.

Conforme o Seintrha ( Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), o serviço será feito dos bairros em direção ao centro da cidade. Na terça o serviço aconteceu na região do Bandeira, o serviço começou pela Moreninha IV; na do Segredo, no Monte Castelo, enquanto o Zé Pereira será o primeiro bairro do Imbirussu a ser atendido e o Tarumã, na região do Lagoa e a Vila Ipiranga/Piratingina.

Em quatro das cinco regiões haverá uma equipe de homens e equipamentos, enquanto no Anhanduizinho, que é a maior da cidade, terá duas equipes. O trabalho das equipes compreende poda de grama, capina, praças e canteiros centrais, remoção do lixo acumulado nas calçadas.

Os trabalhadores foram recrutados pelo Proinc (Programa de Inclusão Profissional), que garante um salário mínimo e uma cesta básica.  Segundo o secretário da Seintrha, Semy Ferraz, há muito lixo represado, mas depois que o serviço entrar numa rotina, a partir de setembro em diante, vai dar pra manter e vamos conseguir limpar a cidade toda uma vez ao mês,  acredita Semy.

Tayná Biazus