26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Primeira reunião do Codesul acontece hoje no Yotedy

A- A+

Acontece hoje o primeiro encontro do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), coordenado pelo governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB)m que passará a presidência Pro Tempore para Ivo Sartori, governador do Rio Grande do Sul. A solenidade acontece no Espaço Yotedy.

 

Os governadores participantes do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul) irão debater o pleito federativo dos estados brasileiros que inclui a dívida dos estados, a não-oneração das finanças estaduais, a redução a zero da contribuição de estados e municípios para o Pasep, a Lei Kandir e o FEX (Fomento das Exportações) durante o encontro.

Além disso serão debatidos temas como a segurança pública na rede Bio Sul, criação da Sudesul (Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul), apresentação dos resultados do ano de 2014 do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), o Parque Tecnológico Internacional de Mato Grosso do Sul, assuntos administrativos do BRDE e escritórios, a cooperação para uso conjunto de postos de fiscalização sanitária da região do Codesul e a inclusão de Mato Grosso do Sul na Aliança Láctea – um bloco de estados criado para discutir o fortalecimento e estratégias para a cadeia produtiva do leite.

A transferência de posse Pro Tempore é porque tem a duração de um ano e ocorrerá ao final do evento. O governador Reinaldo Azambuja assumiu a presidência do Codesul porque o último titular era o gestor de Mato Grosso do Sul, que assumiu a função no Conselho em março do ano passado.

Coletiva: A coletiva dos governadores acontece após a plenário, que deve ser encerrada após às 12h30.